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Como se inicia um sonho?

Foto do escritor: Estevan PortelaEstevan Portela

Quando começamos a pesquisar a origem de empresas de sucesso, é comum encontrarmos histórias inspiradoras de empreendedores que começaram muito pequenos na garagem de sua casa e se tornaram verdadeiros impérios. Um grande exemplo de uma empresa multinacional é a Apple.


Aqui no Brasil vemos também trajetórias de Empreendedores de sucesso, que com muito Trabalho e dedicação, realizaram seus sonhos e tornaram seus empreendimentos em grandes empresas.


Poderia citar várias histórias com esse enredo, mas uma que gosto bastante é o da Cleusa, que começou seu negócio em um espaço de 20m² na cidade de Salto, interior de São Paulo.

Cleusa, de família pobre, foi boia-fria, cortadora de cana-de-açúcar e, depois, empregada doméstica. Começou seu negócio mediante uma oportunidade quando trabalhava em uma empresa de alto-falantes e precisou ajudar a Esposa de seu patrão, que fazia bolos para fora e teve um problema de saúde, pedindo que Cleusa a ajudasse.


Depois de algum tempo, a esposa parou com a venda de bolos e deixou que Cleusa continuasse o negócio.


A futura empreendedora passou a fazer os bolos e os levava a pé aos clientes. Com o passar dos anos, as receitas foram aprimoradas e, com a ajuda de sua mãe, conseguiu abrir pequeno comércio em Salto.


A empresa que estou usando como exemplo é a Sodiê, onde após pouco mais de 25 anos de vida, a rede soma mais de 340 lojas espalhadas por todo Brasil e duas em Orlando. Para quem quiser conhecer melhor essa trajetória, sugiro que entre no site da Sodiê e veja essa história inspiradora.


Quando resumimos essas histórias em cinco parágrafos, parece que esses pouco mais de 25 anos de história da Sodiê foram somente sucesso, mas como em qualquer outra história de sucesso, veremos muito trabalho, esforço suor e principalmente um Grande Sonho.

Esses são componentes fundamentais para um empreendedor de sucesso, mas muitas vezes tudo isso não é suficiente, ainda mais aqui no Brasil que temos um mercado altamente desafiador e instável.


Fazendo uma rápida pesquisa, posso elencar seis dicas para que um Empreendedor consiga superar os desafios colocados pelo mercado, e escrever uma trajetória de sucesso:


1) Sua empresa tem vida própria

Por menor que seja seu empreendimento, desde uma MEI (microempresa individual), até uma empresa S.A de capital aberto, é fundamental que seja vista como uma entidade independente de seu dono. Nunca misture o caixa da Empresa com o caixa do dono. Os controles de despesas e receitas, bens direitos e obrigações da empresa não devem se misturar com os de seu dono.


Não ache que por você ter uma empresa pequena, não precisa ter controles bem estruturados, pois caso contrário, nunca conseguirá se tornar uma empresa grande.

2) Defina um Plano de Negócios claro e realista

O Sonho é importante, mas não o suficiente. Antes de colocar seu Sonho em prática é importante dedicar um tempo para realizar um trabalho de planejamento.

Você não sai para fazer uma longa viagem para um local que não conhece sem antes pesquisar o melhor caminho, o melhor transporte, os riscos e os recursos que necessitará. Um Empreendimento é semelhante e chama-se Plano de Negócios cujos principais componentes são:


a) O público-alvo – Quem é seu cliente. Conhecer seu cliente é fundamental para saber o que ele quer e o que precisa.

b) Planejamento estratégico – Ações para alcançar os objetivos da empresa como a definição da Missão, Visão e valores. Análise das Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, bem como os objetivos e metas da empresa.

c) Análise de mercado - com a identificação dos concorrentes, fornecedores, bem como estabelecendo o diferencial da empresa;

d) Plano de marketing – Defina os 4 Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção) criando a estratégia de divulgação de seu negócio

e) Plano Operacional – Listar as funções e processos da Empresa, definindo tarefas e responsabilidades para cada membro da equipe. Ter processos bem definidos com os seus respectivos controles é o que permitirá atingir a tão necessária qualidade.

f) Plano Financeiro/ Investimento – Essa parte é importante para ver se seu sonho tem viabilidade financeira. Os itens anteriores ajudarão você a definir as fontes de receitas, os custos e despesas, sempre se lembrando dos impostos, licenças etc, e permitirá que você saiba quanto você terá que investir e em quanto tempo recuperará esse investimento.

4. Organize-se

No início de qualquer empresa, o empreendedor costuma assumir todas as funções do negócio e assim ter muitas funções para exercer. Para superar esse desafio, é ter processos e atividades bem definidas através de um método de trabalho. Dessa forma, com o crescimento da empresa poderá delegar funções para novos colaboradores e treiná-los para desenvolver essas atividades sem perder a qualidade do seu produto ou serviço.

A organização vai ajudar você a completar tarefas e a focar em coisas que precisam ser feitas. Uma boa maneira de fazer isso é criar uma lista de afazeres todos os dias, definido objetivos e metas para essas atividades.


5. Invista nas pessoas

Um dos maiores desafios que você encontrará no desenvolvimento do seu empreendimento é a Gestão de Pessoas. Isso ocorre porque os resultados obtidos dependem do comprometimento, dedicação e qualificação do time.

Para se obter o sucesso, selecionar pessoas que estejam engajadas com os objetivos da empresa, ter um bom treinamento e capacitação, alocando os recursos humanos necessários para o desenvolvimento das atividades e uma remuneração adequada aos membros da equipe são componentes fundamentais para que sua empresa cresça de forma sustentável.


6. Ofereça um produto ou serviço de Qualidade

Entendo que esse item é o mais importante de todos.


O que leva um cliente a escolher um produto ou serviço? A resposta é simples: Qualidade.

Qualidade é oferecer um produto ou serviço que supere as expectativas de seus clientes. Depende do produto ou serviço que oferece e seus componentes pode ser : Pontualidade; estabilidade; preço compatível; cumprimento da especificação; cordialidade etc.


Quando falamos de serviço uma boa experiência é o diferencial que fará com que o Cliente procure a sua empresa do que a de seu concorrente. Também oferecer um bom serviço é o que fará com que seu cliente volte e fale bem da sua empresa, se tornando o melhor marketing que você terá. Construir uma jornada que impacte positivamente na experiência do seu Cliente, colocará seu negócio em vantagem, pois não só irá atrair como também fidelizar o Cliente que você tanto almeja.

Mãos a obra e sucesso!

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