top of page
Buscar

Os sete instrumentos

Foto do escritor: Estevan PortelaEstevan Portela

Por : Estevan Portela


Outro dia estava lendo algumas matérias que abordavam as mudanças que estão acontecendo nas profissões mediante os avanços da tecnologia que afetam o mercado de trabalho. Com as automações acontecendo em todos os segmentos essas mudanças são cada vez mais drásticas e transformadoras.

Em uma dessas matérias foi mencionada uma análise feita pela consultoria Ernst & Young, com base em diversos estudos que conclui que até 2025 um em cada três postos de trabalho devem ser substituídos por tecnologia inteligente.

Em poucos anos, há previsão da possível extinção de profissões, como operador de telemarketing, caixa, carteiro, agente de viagens e outras profissões operacionais, e uma maior demanda por carreiras que lidem diretamente com tecnologia de ponta, como designer especializado em impressão 3D , designer de realidade virtual e inteligência artificial.


Outras profissões sofrerão mudanças importantes e o mercado, nos próximos anos, aposta em profissionais que têm facilidade de se relacionar com várias culturas e perfis diferentes ao mesmo tempo. O grande ponto para que se tenha sucesso não está ligado necessariamente ao que se sabe e sim a como se consegue interpretar, analisar e interligar os dados disponíveis.

Sabemos que essas mudanças sempre ocorreram e muitas profissões que existiram no passado hoje não passam de história como, os acendedores de lampião, telefonista, pianista de cinema e várias outras profissões que vemos somente em filmes do cinema mudo.

Diante desse cenário o que fazer?

Em primeiro lugar devemos ficar atentos às mudanças e evoluções tecnológicas. Estar olhando sempre a frente nos possibilita tomar ações com tempo hábil para acompanhar a evolução do mercado.

Buscar sempre aprender é outra dica que ajuda a enfrentar as mudanças. Achar que já aprendeu tudo o que podia é um grande erro pois nos tornamos obsoletos muito rapidamente. Hoje a oferta de informação é muito grande e com um custo muito pequeno.

Há um grande conhecimento disponível na internet e saber pesquisar em fontes confiáveis é uma arte que todos devemos desenvolver.


Mas a dica mais importante é buscar a cada dia ampliar sua polivalência, diversificando seu conhecimento e complementando suas habilidades com características que o mercado está buscando.

Assim é possível ampliar o seu portfólio de habilidades que podem ser determinantes ao concorrer à uma vaga ou simplesmente manter seu emprego, pois a concorrência é permanente e a cada dia devemos trabalhar para renovar a validade de nosso contrato de trabalho.

Aquele que tem a “síndrome de Gabriela com,“eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim, vou ser sempre assim…” está fadado a ser um desempregado no futuro, pois não acompanhar as mudanças o torna obsoleto e seu trabalho sem valor para o mercado.

Temos que estar sempre aprendendo novas tecnologias e observando os caminhos possíveis para aquela área de atuação. A profissão de carteiro, por exemplo, certamente está ameaçada pelo declínio no volume de correspondências. Entretanto, o trabalho com uma empresa de logística está cheio de possibilidades, já que a entrega de compras feitas pela internet só aumenta.


Portanto, não resolve se desesperar, mas sim se movimentar e buscar aprender e se atualizar para que estejamos preparados para as mudanças que estão por vir.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page